quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Período turbulento é passageiro





 Após a polêmica do trasporte escolar, os alunos retomaram seu primeiro dia letivo nesta segunda-feira, 18 de agosto. Foi dado inicio as atividades pedagógicas do núcleo comum e da parte diversificada. O jardim está como prioridade para a revitalização, pois em virtude das férias escolares e por falta de pessoal de apoio, a escola ficou desprovida desse profissional que é de fundamental importância. Mas não há nada que abale a vontade dos educadores de fazer desta escola integral uma educação integrada que motive e valorize os alunos, pais e comunidade.
A família agrícola com a mão na massa!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Falta de trasporte prejudica alunos

A falta do transporte está prejudicando o início das aulas na Escola Agrícola. Pelo calendário escolar o segundo semestre iniciaria dia 01 de agosto de 2014, mas infelizmente, até a data presente, os alunos, não puderam usufluir um direito garantido por lei.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”Constituição Federal de 1988, artigo 205.
Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.
Então, o que está faltando para que seja garantido esse direito?

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Revitalização na escola com o Programa Mais Educação


O Programa Mais Educação aderido pela escola Agrícola no  ano 2010, vem com força total neste segundo semestre de 2014, após ter recebido o restante do recurso para o desenvolvimento das atividades. 
A cada ano a escola tem  um olhar mais apurado na escolha das atividades disponíveis nos Macrocampos, uma vez que o programa disponibiliza recurso para tal, então a escola procura dar ênfase nas ações que vem trabalhando muitas vezes sem recursos próprios. Desta forma,  conseguimos implementar atividades com mais sucesso.

No Macrocampo: acompanhamento pedagógico:
  • Orientação de estudos e leitura
No Macrocampo: cultura, artes e educação patrimonial:
  • Banda
  • Cineclube
 No Macrocampo:educação ambiental e sociedade sustentável
  • Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e jardinagem escolar
Os monitores que contribuem no programa mais educação da escola são:
  • Ana Paula aluna do curso de letras da UFPA
  • Reginaldo instrutor musical da comunidade
  • Nonato aluno de história da UFPA
  • Jorge aluno do IFPA do curso de agroecologia
Coordenador do programa
Arnaldo Rogério.