sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Acontece na escola....

Reunião com pais e/ou responsáveis
Hoje 30 de setembro de 8h às 11 horas está sendo realizada a primeira reunião do segundo semestre de 2011,  o motivo desta é propiciar  aos envolvidos(professores, coordenadores, gestores e pais) um momento agradável de troca de informações do dia-a-dia de seu filho no ambiente escolar. 
A intenção dos que fazem a Escola Agrícola é oferecer  bons momentos aos pais e consequentemente  dias felizes aos seus filhos dentro de nosso educandário, mas não esquecendo que só será possível se a família caminhar de mãos dadas com a escola.
Nesta reunião foi colocado em evidência:
  1. A vinda de alunos doentes para a escola, algo que está se tornando quase que frequente e acarretando problemas para a própria criança.
  2. Alunos vindo a escola sem uniformes e com roupas inadequadas para frequentar o ambiente escolar;
  3. Asinatura de boletim;
  4. Problemas com o celular dentro de sala de aula;
  5. Bolsa família.
Esses foram pontos ressaltados pela gestão da escola, profº Cláudio Costa. Depois os pais procuraram os professores para assinatura de boletim e para uma conversa informal a respeito do  desempenho de seus filhos e outros pontos relevantes para uma educação de qualidade.
A família Agrícola agradece a presença dos pais e responsáveis nesta reunião educacional e ressalta  que sem parceria entre escola, pais e comunidade a educação não será completa.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O auge da borracha na Amazônia


O Conteúdo do MEC DVD 2/11 de História 500 Anos O Brasil República na TV, apresenta " O Puxa encolhe da Borracha",
A profª de Milena Silva trouxe os alunos da 7ª série a sala de informática  para apresentar o vídeo sobre o auge da borracha na Amazônia. Ele  retrata o trabalho e a vida sofrida dos seringueiros que estavam presos pelo sistema de aviamento e na maioria das vezes não conseguiam pagar com o trabalho o que deviam aos seringalistas. 
Se existe oprimidos é porque têm opressores, nessa história  a  vida da elite de Manaus e Belém  esbanjando riqueza e luxo retirado do ouro branco, através do sacrifício sub humano dos seringueiros, também é retratada.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Função matemática no Linux - é fantástico!



Função Polinomial

Em Matemática, função polinomial é uma função dada por um polinômio. É uma classe  importante de funções simples infinitamente diferenciáveis, devido à natureza da sua estrutura.
Esse assunto foi estudado em sala de aula com a turma da 8ª série. Na sala de informática eles poderam perceber na prática utilizando o progrma ABC > Matemática > Desenho de Funções Matemáticas, na plataforma Linux Educacional. A fascinação dos alunos era evidente em poder utilizar outro recurso para compreender visualmete as funções polinomiais.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

KBruche, aula diferenciada de frações!


Mais uma demonstração de que é possível trabalhar uma aula diferenciada na sala de informática e sem acesso a internet, desta vez a turma da 5ª série veio trabalhar frações. O programa ABC > Matemática > Exercícios com Frações KBruch, possibilitou ao professor trabalhar atividade interativa entre o aluno e a máquina desenvolvendo exercícios de adição/subtração e multiplicação/divisão com frações.
Os alunos vieram munidos de caderno e caneta para resolverem as atividades propostas pelo professor Diniz no programa KBruch, a concentração e empolgação foram a melhor forma de estimular o aprendizado dos alunos nesta aula de matemática. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Civismo na avenida



A Escola Agrícola participou do desfile em homenagem a Independência do Brasil, levando uma quantidade significativa de alunos  e funcionários para recontar um pouco da história educacional desta instituição,. Foi apresentando  a comunidade bragantina os projetos e programas do governo federal desenvolvidos em parceria com o  governo municipal através da secretaria de educação do municipio. O carro chefe deles é o programa saberes da terra.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semana da Pátria, um marco em nossa história.

Asteamento da Bandeira


É preciso trabalharmos o verdadeiro sentido da Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que envolveram e estão envolvidos o nosso grandioso país, claro, não esquecendo de ressaltar as grandes realizações de heróis que marcaram nossa história em busca de um país livre e democrático.
O município de Bragança tem uma forte relação com este evento, as escolas são contagiadas pelo espírito que rege o patriotismo, um forte exemplo, são os  jogos da semana da pátria, tradição e civismo  que mexe com o brio das escolas e comunidades, como também, dos municípios vizinhos que participam ativamente do evento. Esta é uma verdadeira demosntração de democracia que veio sendo construída pelo povo bragantino e a Família Agrícola  contribui na história desta festa democrática oportunizando educação de qualidade as crianças jovens e adultos através dos programas Mais Educação e Projovem  Campo - Saberes da Terra, este sob a coordenação do Profº Ronaldo Ferreira.

Dência Pereira