terça-feira, 27 de outubro de 2009

VII Jogos Internos da Escola Agrícola

Acontecerá nesta quinta-feira, dia 29 de outubro de 2009, VII Jogos Internos da Escola Agrícola que serão realizados no sítio do prefeito Edson Oliveira das 8h às 16h. As modalidades serão:

  • Queimada;
  • Natação;
  • Atletismo: corrida e salto à distância;
  • Voleibol.

Á frente desse evento está o professor Jean Maurício de educação física com o apoio da equipe elaboradora, os professores Marcos Cézar e João Batista. Divulgaremos em breve os resultados dos jogos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Seminário com os agricultores

Dia 25/09/09 – Encontro na Escola Agrícola – (manhã e tarde). Início: 10:30 h – Abertura – Dinâmica – teia. Palestra: Tema: Diversificação Agrícola: segurança alimentar. Palestrante: Augusto (eng. Agrônomo)- EMATER. Discussão em grupo – Temas: O que uso? O que compro? O que vendo? Das respostas dadas pelos grupos surgiu uma nova pergunta: O que posso produzir? Almoço – Após o almoço o grupo visitou o espaço físico da escola: Avicultura, suinocultura, sementeira, horta e plantio (fotos). Em seguida foi feita em sala de aula uma avaliação da II feira de Agricultores do dia 11/09/09. Houve discussão sobre as dificuldades, recursos, disposição e propostas. Lanche. Retorno: Definição de temas como: marca, preço, comissão, divulgação, produtos, participação, trabalho de infra-estrutura e período das próximas feiras. Os temas: Marca e Divulgação foram discutidos na Escola Agrícola. Os demais ficaram para o dia seguinte no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bragança. A Escola Agrícola ficou encarregada de divulgar a feira do dia 09/10/09 no seu blog. Dia 26/09/09 – Auditório do Sindicato dos T.R. de Bragança. Abertura: música. Decisão em plenária sobre o preço – Os produtos da feira serão 20% mais baratos com relação a outros locais de venda. Com relação aos produtos – serão variados, boa qualidade, higiene ambiental e pessoal, uniforme. Participação – Jararaca, Km 09 Monte Negro e Km 22, Nova Canindé, Vila Q’Era, Cearazinho, Benjamim Constant, Monteiros – As discussões serão feitas nas comunidades por setores – como: Dia 14/10/09 – Jararaca (manhã) – Cearazinho (tarde). Dia 15/10/09 – Km 09 Monte Negro (manhã) – Nova Canindé (tarde). Dia 20/10/09 – Km 22 Monte Negro (tarde). Dia 21/10/09 – Benjamim Constant (manhã) – Vila Q”Era (tarde). Dia 22/10/09 – Monteiro (manhã). Trabalho de Infra estrutura – cada comunidade deve mandar uma pessoa para organizar o espaço da realização da feira um dia antes ( 5ª – feira ) às 16 h. na Cáritas de Bragança. Período da feira – discutido e votado em plenária – será MENSAL (na SEXTA FEIRA da 2ª semana). Comissão: Eleita em plenária – setores e representantes. Estrada – Manoel Gonzaga. Monte Negro – José Pereira. Cacoal – Raimundo (tampinha). Beira – Rio – Elordes. Campos – (sem representante em plenária). Dia 13/10/09 – Reunião da comissão eleita mais as Entidades: EMATER, CÁRITAS, ESCOLA AGRÍCOLA. Local: EMATER, 08 h. Comentário: "O seminário foi importante para conhecer a realidade dos agricultores, a organização de suas comunidades e a importância de suas produções para a economia".

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Homenagem aos Mestres

Quando compreendemos

  • Quando compreendemos a sabedoria dos nossos pais, somos filhos;
  • Quando compreendemos a sabedoria do ser amado, somos companheiros;
  • Quando compreendemos a sabedoria do outro, somos fortes;
  • Quando compreendemos a sabedoria dos nossos aprendizes, somos mestres;
  • Quando compreendemos a sabedoria de todas as coisas, somos sábios;
  • Quando compreendemos a sabedoria da criação, somos Ser é compreender o quanto de amplidão existe em nós para preenchermos de tudo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Selo Blog Dorado

Parabéns Escola Agrícola - Nós merecemos
O Blog da Escola Agrícola recebeu após indicação da Professora Daniela Torres o "Selo Blog Dorado" enquanto reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais deste estabelecimento de ensino e suas postagens. Professora NOSSO MUITO OBRIGADO. Gestores, Coordenadores, Secretaria, Alunos e Funcionários de Apoio.

Seminário com Agricultor Familiar na Escola Agrícola

A Escola Agrícola Mun. Edgar de Souza Cordeiro, a Cáritas, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bragança e a Emater (Bragança) realizaram seminário com o tema: "Diversificação Agrícola: segurança alimentar" com 20 agricultores nos dias 25 e 26 de setembro na Escola Agrícola. Esta oficina teve como finalidade orientar os produtores nas suas participações na Feira do Agricultor que ocorre na 1ª ou 2ª sexta-feira de cada mês. Foram discutidos as dificuldades, recursos, disposição, higiene ambiental e pessoal, e propostas. As comunidades presentes foram: Jararaca, Km 09 e 22 da Monte Negro, Nova Canindé, Vila Q'Era, Cearazinho, Benjamim Constant, Santo Antonio dos Monteiros. Em outubro será dia 09.10.2009 a próxima feira. Aviso: Haverá reuninão da Comissão eleita mais as instituições - EMATER, CARITAS, ESCOLA AGRÍCOLA e STTB no dia 13.10.2009 as 8 h na EMATER.

JORNAL FOLHA VERDE - 2º Projeto em Ação.

Os alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Agrícola Edgar de Souza Cordeiro estão desenvolvendo o "Projeto do Jornal na Escola" – com a orintação do professor Edison Sousa. Os alunos foram divididos em equipe, cada uma produziu uma notícia sobre os projetos desenvolvidos na escola. Após a produção das notícias, os alunos foram para o laboratóro de informática editar as matérias. O jornal apresenta várias matérias sobre os projetos agrícolas desenvolvindos na escola como: apicultura, suinocultura, avicultura, consórcio, horticultura, etc. O Jornal "Folha Verde" 1ª edição, ao trabalhar a produção de notícias a partir da experiências agrícolas dos alunos, procura aproximar a produção textual da realidade dos estudantes.

texto: Raimundo Edison