terça-feira, 29 de setembro de 2009

Setembro - colheita de feijão

Este mês o projeto feijoal já trouxe resultados à Escola Agrícola. O plantio aconteceu em julho e, apesar das chuvas escassas desse período, o retorno foi positivo. As primeiras colheitas já aconteceram e servirão como alimento para alunos e funcionários pelos próximos dois anos, o que corresponde ao objetivo de termos uma escola auto-sustentável. Vale ressaltar que o feijoal é um projeto que serve como recurso didático importante à prática dos alunos que, como não poderia deixar de ser, realizaram a colheita deste ano, acompanhados pelos professores.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto em ação!

O Projeto conhecendo o espaço urbano, que vem sendo desenvolvido pela professora Milena com os alunos da 7º série teve sua continuidade, agora no laboratório da escola, com a exibição do vídeo da TV escola “O Puxa encolhe da borracha”, relata a econômia da borracha na Amazônia no final do século XIX e início do século XX (1910 – 1945), o vídeo destaca vários pontos:
  • Riqueza produzida pela borracha no espaço amazônico;
  • O trabalho dos seringueiros;
  • O trabalho dos regatões (comércio ambulante nas canoas vendendo produtos para os seringueiros;
  • Decadência da borracha;
  • Análise da economia da borracha até os dias de Chico Mendes.
Após a apresentação do vídeo a professora Milena realizou questionamentos a respeito dos conhecimentos apreendidos pelos alunos, foi um show!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Extensão em Propriedade Rural na Vila do Bacuriteua

Prof. Ricarth Vieira juntamente com alunos da Escola Agricola da 8ª série no dia 22.09.2009 fazem trabalho de Extensão Rural no sítio do senhor Bernal Gama na Vila do Bacuriteua com aula prática de implantação de Irrigação por Aspesão e Gotejamento em plantio de Açai BRS Pará e Coqueiros. Essa propriedade tem sua base na Agroecologia e o respeito pelo Meio Ambiente, sendo uma área de 1 hectares e 200 metros aproximadamente com replantio das essencias florestais da Amazônia.

Escola Agrícola na AMAZONPEC

A convite da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Gestor Prof. M.Sc. Ronaldo Ferreira, Prof. Mestrando Ricarth Vieira e Prof. Marcio, aluno do Programa Empreendedor Rural participam da AMAZONPEC 2009 - "Meio Ambiente e Produção Sustentável" realizado no período de 24 a 26.09 no HANGAR Belém-Pará.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oficina para Professores do Saberes da Terra.

Dia 17 de setembro de 2009, o professor Ricarth ministrou uma oficina em preparação a acolhida que estará para acontecer. O professor e Agrônomo, nos esclareceu sobre os projetos da escola e na prática nos fez observar os trabalhos na Apicultura e seus manejos para que possamos esclarecer e ensinar aos nossos alunos. Cada componente da oficina fez um relato de sua trajetória profissional falando de suas experiências, onde descobrimos que somos oriundos de zonas rurais e vencemos com muito esforços, por isso queremos nos empenhar em uma missão de incentivar nossos educandos a não deixar suas terras para procurar melhorias na cidade sem ter formação suficiente para concorrer com o mercado de tabalho já bastante disputado por cadidatos qualificados na zona urbana. Todo pedaço de terra pode produzir ser for trabalhado adequadamente.

domingo, 20 de setembro de 2009

Alunos fazem passeio histórico.

Dia 16 de setembro de 2009, as professoras Milena e Margarida Mesquita, levaram os alunos da sétima e oitava séries da Escola Agrícola para um passeio: no lixão da cidade, no Mirante de São Benedito no Camutá, Orla de Bragança, Portinho na Aldeia. Afim, de despertar, nos mesmos o senso de preservação ambiental, cidadania e conhecer os pontos turísticos e ao mesmo tempo fazer uma relação entre a realidade de quem mora na cidade com condições e sem condições financeiras, também para refletirem sobre suas vidas na zona rural mas com condições totalmente diferente de quem mora na cidade onde tem energia elétrica e eletro domésticos mas sem formação e qualificação para competir com os demais que aqui se encontram tendo que ganharem a vida em um lixão. Em relação ao Portinho, não conheciam os tipos de moradia como a palafita, casas construídas em terreno alagado na maioria dos meses do ano em assoalhos de madeira. Inclusive as ruas são feitas de passarelas de restos de madeiras adquiridas no lixo, resto da construção civil ou naval.

Alunos da Escola Agrícola na Feira do Produtor Rural.

Alunos e professores da Escola Agrícola, visitam II Feira do Produtor Rural de Bragança, ocorrido em 11/09/2009, da 8:00 às 12:oohs.
A Escola participou com exposição de trabalhos e projetos como:
- banco de sementes; - exposição de variedades de feijões; - exposição de mudas de plantas para reflorestamento; - exposição de mudas de plantas frutíferas; - exposição de amostras de mel e adubos; - distribuição de material para produção de coloral.
Com participação ativa de educandos servidores e educadores como: Maurício, Glebson, Gabriel, Ricarth e Ednéia. A feira foi muito boa mas com tendência a melhorar. Uma próxima edição está marcada para 09 de outubro de 2009.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Formação Continuada

A escola Agrícola participou da aula inaugural do curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h”, que aconteceu na Escola Estadual Rio Caeté nesta sexta-feira 11/09, às 19 horas, esta é a 2ª ação do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. Estão participando desta formação cinco professores da escola: Mizael da Luz, Ronaldo ferreira, Ednéia Conde, Lucinete Lourenço e tem como tutora a professora Dência formadora/multiplicadora do Núcleo Tecnológico Educacional – NTE e professora da Escola Agrícola.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nossa Escola Tem

A escola tem mostrado todo potencial nunca visto em outros tempos, porém hoje, com a equipe de docentes e discentes que temos aqui e com investimento feito pelas autoridades competentes a tendência é aumentar a produção. Nosso objetivo é tornar esta escola auto-sustentável. Temos um pomar consorciado e um apiário bastante promissor, nosso canteiro de mudas para reflorestamento e de açaí BRS – Pará, na perspectiva de milhares de pés de açaí. Aqui se aprende matemática, português, história, geografia, inglês etc... de maneira contextualizada com a realidade da escola e sem deixar de saber quantos meses é um período de gestação de suíno, quanto tempo se pode colher o feijão Caupi após seu plantio, sem deixar de aprender como plantar hortaliças e legumes. Estamos acreditando que nossos alunos podem despertar para a realidade de preservação e manutenção de suas propriedades tirando delas o seu sustento nas suas comunidades.

Foto:03 - Professores do Saberes da Terra uniformizados.

Foto: 03 -
Mosta os professores do projeto Pró Jovem Rural Saberes da Terra, eles aguardam o momento da acolhida que ainda acontecerá este ano. Estão preparados para uma nova etapa desafiante na educação de nosso municipio.

Foto: 02 - Projetos executados.

Foto: 02 - Mostra todos os projetos desenvolvidos na escola por professores deste estabelecimento na gestão atual.

Foto: 01 - Escola Agrícola faz bonito na avenida

Nossa escola participou ativamente das comemorações a semana da pátria/09, levando a avenida amostras de suas atividades em campo e em sala de aula quando mostrou a sociedade bragantina resultados de projetos lá desenvolvidos como: açaí BRS – Pará, apicultura, feijão consociado e mais, inclusive os professores do Programa Pró jovem Saberes da Terra não mediram esforços e também desfilaram pela escola. Essa manifestação de civismo mostra a importância da Escola Agrícola para os que a compõem e para a sociedade bragantina, pois não deixando de enfatizar a parceria saudável e democrática que essa nova gestão faz nessa escola. Todos os produtos mostrados no desfile são resultado realmente de projetos executados na escola, não mostramos nenhum produto que não seja pertencente a mesma.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Semana da Pátria uma explosão de democracia

Nossa escola participa dessa explosão de civismo e democracia neste ano, colocando três equipes para participarem dos jogos estudantis que dão início as comemorações da Semana da Pátria. As competições estão sendo realizados no Ginásio Poli Esportivo D. Elizeu Maria Corolli. Ontem dia 01/09 jogaram: Manhã time FEM Sub - 14 Escola Agrícola 3 x 0 Escola Ramiro Cunha
Tarde time MAS Infanto Escola Agrícola 0 x 2 Escola Augusto Correa
Manhã time MAS Mirim Escola Agrícola 0 x 4 Escola Bolívar Bordallo
Dia 03 pela manhã time MASC Escola Agrícola 1 x 3 Escola Mário Queiróz.
Tarde time FEM sub - 14 Escola Agrícola 0 x 2 Escola João Paulo II.
Com esses resultados os alunos foram desclassifcadas, mas valeu crianças! Ah, aguardem o desfile que iremos apresentar no dia 07 de setembro em homenagem PÁTRIA AMADA, BRASIL!